O clipping, resumidamente, é o recorte de uma notícia, informação ou comentário, de interesse de uma pessoa física ou jurídica determinada, para seu conhecimento, arquivo, ação ou reação.

Por muito tempo, o clipping, como o conhecemos no meio jornalístico, teve característica estanque, de material coletado e classificado sem compromisso com dead lines.

Hoje são poucas as empresas especializadas que se definem como “clipadoras”. O setor agora se apresenta dentro de um conceito mais amplo: “gestão da informação”. Mas redefinir o posicionamento da atividade de produção de clipping não passa apenas pela mudança de nomenclatura. Os empreendedores se organizaram e estabeleceram modelos baseados em repasses imediatos. Os “recortes” modernos têm abrangência praticamente ilimitada e estão conectados ao jeitão web de pesquisar, buscar, filtrar e acessar conteúdos específicos.

Neste cenário, a informação – mesmo aquela que já saiu em jornais, rádios, TVs ou sites – é atualizada através de análises quantitativas e qualitativas. O serviço oferece a possibilidade de se ter uma visão clara não só do volume, mas da representatividade junto à opinião pública. E quando torna-se referência para dados em constante atualização, a informação original assume nova função histórica.

Instantaneidade, agilidade, confiabilidade e distribuição on line são as marcas do clipping do século XXI. O controle rápido e eficaz dos assuntos que interessam é vital para a tomada de decisões e definição de estratégias de comunicação e marketing.
A credibilidade no jornalismo é honraria que só brota em nascente pura. A conceituação emerge do brilho profissional que reflete seriedade, competência e fiel conduta na execução, produção e reprodução de laudas informativas. O Sr. Lion é experiente e tem mostrado, com sua equipe, que fazem a coisa certa. Qualidade e competência, completam suas ações no dia a dia. Por não termos como concentrar audiência em todas as emissoras, a EXPECTV, que manda notícias é, sem dúvida, especial e eficiente canal informativo. Quem não viu, nem ouviu, tem que ler para saber. É o que mais fazemos. Gratos, amigos...

Luiz Gonzaga
Radialista