O clipping, resumidamente, é o recorte de uma notícia, informação ou comentário, de interesse de uma pessoa física ou jurídica determinada, para seu conhecimento, arquivo, ação ou reação.

Por muito tempo, o clipping, como o conhecemos no meio jornalístico, teve característica estanque, de material coletado e classificado sem compromisso com dead lines.

Hoje são poucas as empresas especializadas que se definem como “clipadoras”. O setor agora se apresenta dentro de um conceito mais amplo: “gestão da informação”. Mas redefinir o posicionamento da atividade de produção de clipping não passa apenas pela mudança de nomenclatura. Os empreendedores se organizaram e estabeleceram modelos baseados em repasses imediatos. Os “recortes” modernos têm abrangência praticamente ilimitada e estão conectados ao jeitão web de pesquisar, buscar, filtrar e acessar conteúdos específicos.

Neste cenário, a informação – mesmo aquela que já saiu em jornais, rádios, TVs ou sites – é atualizada através de análises quantitativas e qualitativas. O serviço oferece a possibilidade de se ter uma visão clara não só do volume, mas da representatividade junto à opinião pública. E quando torna-se referência para dados em constante atualização, a informação original assume nova função histórica.

Instantaneidade, agilidade, confiabilidade e distribuição on line são as marcas do clipping do século XXI. O controle rápido e eficaz dos assuntos que interessam é vital para a tomada de decisões e definição de estratégias de comunicação e marketing.
"Temos imenso orgulho desta parceria de longos (e frutíferos) anos, acompanhando de perto o crescimento da empresa. Não hesitamos em recomendar o trabalho da equipe comandada pelo Geraldo Lion aos clientes que desejam – e necessitam, cada vez mais – de um registro preciso do que a mídia registra a respeito deles ou sobre seu campo de atuação. A EXPECTV sempre primou por assegurar um retorno rápido, ágil e extremamente profissional, com um monitoramento bastante amplo e canais excelentes em outros Estados, para os casos em que seja necessária uma maior abrangência nas clipagens realizadas."

Guilherme Diefenthaeler
Diretor da Mercado de Comunicação e Professor da Faculdade de Jornalismo do IELUSC