O clipping, resumidamente, é o recorte de uma notícia, informação ou comentário, de interesse de uma pessoa física ou jurídica determinada, para seu conhecimento ou arquivo.

Por muito tempo o clipping, como o conhecemos no meio jornalístico, teve característica estanque, de material coletado e classificado sem compromisso com dead lines. Enfim, chegava ao cliente com cheiro de mofo e pronto para ser guardado em prateleira.

Hoje são poucas as empresas especializadas que se definem como “clipadoras”. O setor agora se apresenta dentro de um conceito mais amplo: “gestão da informação”. Mas redefinir o posicionamento da atividade de produção de clipping não passa apenas pela mudança de nomenclatura. Os empreendedores se organizaram e estabeleceram modelos baseados em repasses imediatos. Os “recortes” modernos têm abrangência praticamente ilimitada e estão conectados ao jeitão web de pesquisar, buscar, filtrar e acessar conteúdos específicos.

Neste cenário, a informação – mesmo aquela que já saiu em jornais, rádios, TVs ou sites – é atualizada através de análises quantitativas e qualitativas. O serviço oferece a possibilidade de se ter uma visão clara não só do volume, mas da representatividade junto à opinião pública. E quando torna-se referência para dados em constante atualização a informação original assume nova função histórica.

Instantaneidade, agilidade, confiabilidade e distribuição on line são as marcas do clipping do século XXI. O controle rápido e eficaz dos assuntos que interessam é vital para a tomada de decisões e definição de estratégias de comunicação e marketing.
"Para o monitoramento das ações de Comunicação da ExpoGestão, utilizamos os serviços de clipagem. Este monitoramento é importante para nortear nossas estratégias, validar o alcance das ações de Assessoria de Imprensa e Relações Públicas, e para o registro da memória de cada evento. Também utilizamos os relatórios de avaliação para mensurar estas ações. O atendimento da equipe do Geraldo Lion é ágil e profissional, dominam sua área de atuação, entregando os serviços nos prazos combinados.”


Alonso José Torres
Diretor da Soluções Comunicação, Marketing e Tecnologia