Jornalismo Empresarial: isso é possível?


27/05/11

Quais as perspectivas e quais os limites da prática jornalística no âmbito empresarial? É uma das indagações centrais que o jornalista e professor universitário Guilherme Diefenthaeler, 45 anos, procura responder no livro “Jornalismo Empresarial: Isso é Possível?”. Com o selo da Editora Mercado de Comunicação, 120 páginas, o volume faz um apanhado histórico do jornalismo corporativo, apresenta casos de excelência em publicações que se distinguem por um tratamento mais aberto e transparente da informação veiculada e debate a qualidade dessa ferramenta com 20 profissionais entrevistados.


Dentre as conclusões da obra, que no subtítulo propõe “Um novo modelo para a informação corporativa voltada ao trabalhador”, Diefenthaeler sinaliza avanços consideráveis no formato atual dessas publicações, assinalando, a partir dos depoimentos recolhidos, uma tendência quase unânime em favor de um maior espaço para a crítica, para o debate, para “o contraditório”, na pauta dos jornais empresariais. O livro tem prefácio do professor Manuel Carlos Chaparro, um dos pioneiros na área e fundador da primeira agência profissional de comunicação corporativa do país, a Proal, que abriu em sociedade com o jornalista Francisco Gaudêncio Torquato do Rêgo, em 1969.

Em entrevista para o livro, Gaudêncio sublinha a convicção de que o jornalismo empresarial deve se inspirar nas dinâmicas sociais e nos novos ambientes, não se recomendando a limitação de conteúdos a uma visão ortodoxa: “Os conteúdos devem abranger temáticas que o funcionário precisa saber e temáticas que ele deseja conhecer”. Nesse contexto, reforça que “não há mais clima” para tais publicações apresentarem “paisagens cor de rosa” ao funcionário-leitor: “As abordagens devem se tornar mais reais, mais próximas das demandas e expectativas”. Em outro depoimento, o professor Luiz Chinan defende a adoção de um jornalismo empresarial de “mão dupla”, que não mais suprima o “conflito” das pautas. “Em um mundo no qual o diálogo é inevitável, as empresas que fizerem isso sairão na frente”.

Contato com a editora pelo telefone (47) 3025-5999 ou contato@mercadodecomunicacao.com.br.



Outras Notícias
16/10/13 » Revista 21 traz matéria sobre oratória, com a EXPECTV
30/04/13 » Em 8 de Maio: EXPECTV no 3º Congrecom
11/01/13 » O desafio da comunicação pública
19/06/11 » Seminários da PosCom ganham destaque na mídia
15/06/11 » Media Training EXPECTV na PosCom
27/05/11 » Jornalismo Empresarial: isso é possível?
14/05/11 » EXPECTV na reunião da ABEMO
07/04/11 » Mídia Training em Balneário Camboriú
14/01/11 » A importância do preparo para falar em público
03/01/11 » ISCOM e EXPECTV lançam Blog Mídia Training

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 |

Trabalhamos com a EXPECTV pela agilidade na entrega das clipagens, é quase em tempo real, e pela ampla cobertura de veículos de comunicação. Estamos muito satisfeitos com o nível de serviços da EXPECTV. Parabéns à toda a equipe.

Marize de Borba
Departamento de Marketing da Ciser