A importância do preparo para falar em público


14/01/11

Um dos diferenciais do programa de mídia training oferecido pelos jornalistas Aldo Antônio Schmitz e Geraldo Lion é o pressuposto de que, antes de pensar em falar para a imprensa, o candidato deve situar-se em relação a sua capacidade de, serena, vibrante e objetivamente, transmitir ideias defronte a pequenos grupos ou plateias.

Ou seja, se já tem dificuldade de se expressar onde não há repórteres, fotógrafos e dead lines envolvidos, imagine como ficaria esta intervenção perante luzes e câmeras... Essa perspectiva sombria recebeu na noite de quinta, 13, inesperado reforço e ilustração, em plena novela das nove da Rede Globo.

Na cena em questão, a impagável Clô, personagem da espetacular Irene Ravache em Passione, aparece agitada diante de sua empregada doméstica, Guida, convencida de que está na iminência de receber o prêmio "Celebridade do Ano". Por mais que Guida se esforce por manter a patroa de pés no chão, lá pelas tantas, Clô, incontida, didaticamente pronuncia as palavras mágicas: "Ah, meu Deus do céu, eu preciso escolher a roupa, eu tenho que preparar meu discurso de agradecimento". Logo após, empunhando um espelho, inicia o treinamento. Hilário!

É a dramaturgia brasileira mostrando que, independentemente do currículo, da instrução, da posição (Clô interpreta na trama uma nova rica deslumbrada), de toda técnica que se possa adquirir, e do entusiasmo que se possa impregnar às falas, todo orador consciente, fonte ou porta-voz deve se preparar, sem prejuízo da espontaneidade. Afinal, como ensina Guida na mesma cena, "não é bom cantar vitória antes do tempo".

Assista ao trecho e divirta-se: clique aqui

Outras Notícias
16/10/13 » Revista 21 traz matéria sobre oratória, com a EXPECTV
30/04/13 » Em 8 de Maio: EXPECTV no 3º Congrecom
11/01/13 » O desafio da comunicação pública
19/06/11 » Seminários da PosCom ganham destaque na mídia
15/06/11 » Media Training EXPECTV na PosCom
27/05/11 » Jornalismo Empresarial: isso é possível?
14/05/11 » EXPECTV na reunião da ABEMO
07/04/11 » Mídia Training em Balneário Camboriú
14/01/11 » A importância do preparo para falar em público
03/01/11 » ISCOM e EXPECTV lançam Blog Mídia Training

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 |

“Para quem trabalha com comunicação, para quem quer saber quando foi notícia, existe o ‘antes’ e o ‘depois’ da EXPECTV. O antes é: ou acompanha tudo (impossível) ou fica por fora, convivendo com boatos. O "depois" é: não se preocupe, a EXPECTV tem tudo que foi veiculado em rádio e TV, na íntegra. Também permite que empresas e entidades, bem como prestadores de serviço no segmento da comunicação avaliem, com segurança, o resultado dos investimentos na área.”

Acácio Martins
Radialista e Assessor de Comunicação